Sunday 24 July 2016

"Quanto mais universal, mais divino"

Hoje, Domingo, dia de estar com Deus também na missa. Vamos à Catedral de Deli porque apesar do calor gosto das homilias desta missa. Por ser a Catedral é uma igreja muito visitada por turistas e por indianos que se vê serem praticantes de outras religiões.
O que esta igreja tem de extraordinário é a sua universalidade no momento da comunhão. Todas as pessoas podem ir na fila para receber o corpo de Deus ou uma benção. Foi isto que me comoveu, que me deixou o coração cheio. Como um simples gesto pode ser tão transformador, tão inclusivo e tão extraordinariamente Universal. 
Quem não está preparado para receber o corpo de Deus cruza os braços nos ombros e recebe uma benção na testa! Lá fui a tremer e esfuziante ao mesmo tempo! Braços cruzados no momento e... benção! Nem tenho palavras para descrever a beleza do momento que vivi!
E se a Igreja em todo o mundo tivesse esta prática?

Logo a seguir não conseguia deixar de me lembrar do livro de Pedro Lamet, Pedro Arrupe, o polémico Superior-Geral dos Jesuítas, e da máxima que nesse livro aprendi "quanto mais universal, mais divino"!

Ps- Foi o entusiasmo da Francisca AT que me fez ler o livro sem parar. Igualmente incrível é também o fato deste jesuíta ter bebido muito da cultura asiática!

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.