Friday 29 July 2016

Peregrinação hindu: Kanwar Yatra

Durante este mês de Julho, cada vez que saia à rua passava por pessoas vestidas essencialmente de cor de laranja com uma vara ao ombro e com dois sacos em cada extremidade da vara para manter o equilíbrio.
Fui perguntando a alguns indianos o que significava e todos foram dando algumas explicações mas só agora consegui perceber e por isso posso escrever sobre esta gigantesca peregrinação. 
Yatra significa viagem e Kanwar significa vara, por isso, fiquei a saber que se trata de uma peregrinação que acontece todos os anos, entre o mês de Julho e Agosto de acordo com o calendário Hindu, que é feita pelos devotos do deus Shiva. 
Nas extremidades das ditas varas, que nunca podem ser postas no chão, vai água sagrada que cada um dos peregrinos foi buscar ao rio Ganges ("Ganga River") para levar aos diversos templos do Deus Shiva, nas suas aldeias ou cidades. E andam quase sempre mais de duzentos quilómetros a pé e, como estamos na época das monções, com chuvadas que parecem verdadeiros dilúvios. 
A "Yatra", esta peregrinação, começou por ser feita por alguns santos e alguns devotos até aos anos 90, altura em que começou a ganhar popularidade. Hoje em dia é feita por centenas de milhares de peregrinos que vêm dos estados próximos de Deli: Uttar Pradesh, Haryana, Rajastão, Punjab, Bihar, e até mesmo de Jharkhand, Chhattisgarh e Madhya Pradesh.
 Os meus Pais estavam cheios de curiosidade a ver estas romarias cada vez que saímos à rua. Soube que para os hindus, se durante este mês, só praticarem boas ações recebem muitas bênçãos nas suas vidas. Adorei a resposta da minha mãe: "Neste mês e nos outros todos!"
Pois é, independentemente das diferentes religiões e crenças, o mais importante é fazermos e sermos o exemplo do bem e é isso que nos une a todos e que é o mais universal.

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.