Thursday 7 July 2016

Madre Teresa como CEO - Primeiro Princípio de Liderança - DREAM IT SIMPLE, SAY IT STRONG!

Tenho de me alongar na fundadora das Missionárias da Caridade porque de fato é uma revelação diária para mim que me deixa absolutamente fascinada.
A Madre Teresa de Calcutá, quase Santa, para além de uma vida de oração, foi uma visionária com um sonho que, com a Graça de Deus, conseguiu pôr em prática.
Há dois dias, falei com uma irmã de um dos grande amigos do João, Xavico Q., a Luísa, que pertence a esta Ordem Religiosa. Mesmo ao telefone, porque a sua missão não é na Índia, é daquelas pessoas com uma alegria que se sente à distância. Completamente focada e dedicada, com uma disponibilidade única e a forma entusiasmada e apaixonada como fala da sua congregação e do serviço é completamente contagiante. Obrigada Luísa pelo testemunho e acima de tudo pelos sorrisos que me encheram de alegria!

Entretanto, peguei num livro que já tinha há imenso tempo mas que nunca tinha lido sobre a Madre Teresa nesta sua vertente como CEO e os seus princípios para uma liderança na prática. As duas  autoras do livro, Ruma Bose & Lou Faust, que conheceram e trabalharam com a Madre Teresa,  resumem a oito, os princípios da sua liderança. Hoje deixo aqui o primeiro princípio e a forma mesmo bem apanhada como foi esquematizado em quatro regras: 

"DREAM IT SIMPLE, SAY IT STRONG" (sonha simples mas diz-lo com força)
  • atreve-te a sonhar
  • sê apaixonado por aquilo que procuras ser e alcançar
  • articula uma visão clara e simples para ti mesmo e para a tua organização
  • demonstra ambos: a tua visão e os teus valores em tudo o que fazes

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.