Sunday 3 July 2016

Decretado luto oficial no Bangladesh



Apesar de já estar em Deli não posso deixar de voltar ao Bangladesh e aos últimos acontecimentos vividos no café Holey, em Dacca.
As notícias não param de anunciar que foi um ataque com 22 mortos, a maioria estrangeiros mas também com dois polícias locais. São nove italianos, sete japoneses, um americano, um indiano e dois bengalis.
Arrepiante pensar na premeditação do ataque, igualmente arrepiante imaginar este grupo de pessoas ter estado durante 12 horas sequestrado, e deixa-me completamente sem palavras a tortura a que as vítimas foram submetidas pois parece que só foram poupados os que conseguiram recitar alguma passagem do Alcorão... 
Consta que o grupo não pertencia ao Estado Islâmico - ISIS - mas antes eram membros do Jamaeytul Mujahdeen Bangladesh, movimento radical islâmico, neste país. Os agressores estudaram em escolas superiores e universidades. Eram sete. Seis foram mortos e um está preso.
Este ataque deixa claro que por maior que seja a segurança, nada nem ninguém pode dizer que está a salvo. O ataque teve lugar no distrito de Gulshan, supostamente, uma das zonas mais seguras de Dacca.
Ataques como este acontecem em tantos lugares do mundo a toda a hora... Não nos podemos esquecer da Síria e de tantos outros países... Mas detive-me na cidade de Dacca porque saí desta cidade, nesse dia, às 10 horas da manhã e o ataque aconteceu às 20:45. 
Que a vida e a morte andam sempre juntas, já todos sabemos. O que choca é que o mal, ou a maldade parecem não ter fim...
Tinha de deixar aqui a minha solidariedade a um povo que acabei de conhecer e que não podia ser mais acolhedor, amável e sempre com um sorriso pronto!

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.