Monday 18 July 2016

Buda em Kandy

Falar de Buda significa falar de Siddhartha Gautama, mestre religioso e fundador do budismo no séc. VI AC. 
Apesar da história não ser exata nem em datas nem em locais, consta que Buda nasceu no Nepal, em Lumbini, e foi criado no reino ou principado de Kapilavastu, território hoje dividido entre a Índia e o Nepal. 
Os seus pais eram príncipes e detinham reinos aos quais Siddhartha seria naturalmente sucessor. Mas aos vinte e nove anos, o confronto com a miséria e os moribundos fizeram-no mudar o seu caminho. Começou por ser mendigo para se privar dos bens materiais e quando estava quase a morrer de fome, lembrou-se de um episódio da sua infância em que vê o pai a arar a terra. Neste momento atingiu o estado concentrado, focado, feliz e abençoado: o jhana.
Mais tarde, Siddhartha sentou-se debaixo da árvore Bodhi a meditar à procura da verdade. Foi então que teve uma iluminação (enlightment). 
A imagem do momento do enlightment
E assim, mudou o seu nome para Buda que quer dizer desperto, iluminado, que sabe. Durante a iluminação, Siddhartha compreendeu as causas do sofrimento e os caminhos necessários para eliminá-lo. Estas descobertas são as Quadro Verdades onde assenta o budismo, em que se atinge o estado nirvana
Para Buda, nirvana é o estado perfeito de paz mental livre de toda a ignorância, inveja, orgulho, ódio e outros estados aflitivos. Por perceber a dificuldade e profundidade que implicava atingir este estado e por ver as pessoas tão fortemente influenciadas pela ignorância, inveja e ódio, Buda teve dúvidas se deveria ensinar e partilhar a iluminação que tinha tido. Mas foi convencido para o fazer e assim iniciou a sua pregação. Começou uma religião. O budismo.
Buda morreu na cidade de Kushinagar, no estado de Uttar Pradesh, na Índia. As suas cinzas foram repartidas por vários governantes para serem veneradas como relíquias.
Em Kandy fomos visitar o templo Budista mais importante do Sri Lanka porque, pelo que consta, está lá guardado um dente do Buda. Não se pode ver por ser uma relíquia mas foi o que nos contaram.
Lugar onde o dente esta guardado, a reliquia que faz deste lugar tao especial.
Foi a primeira vez que entrei num templo budista. Desde que cheguei que queria perceber mais sobre esta religião. O princípio não podia ter sido melhor no país com o povo mais simpático, amável e acolhedor que conheci até hoje!
Os cingaleses contaram que a flor de lotus tambem e a sua flor nacional, nao tenho a certeza. Aqui estao as oferendas, centenas de flores de lotus, a Buda.

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.