Saturday 23 July 2016

Eng.º António Guterres, cá em casa!

Antes de irmos para o Sri Lanka já sabíamos que íamos receber a nossa primeira visita semi-oficial cá em casa. Por isso, chegámos completamente "zombies" da viagem e da escala mas entusiasmados com o nosso convidado: Eng.º António Guterres, antigo primeiro-ministro português e ex-alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Como sabem, o Governo português formalizou, no fim do passado mês de Fevereiro, a candidatura do Eng.º António Guterres a Secretário-Geral das Nações Unidas, através de uma carta do Primeiro-Ministro dirigida aos Presidentes da Assembleia-Geral e do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Em Junho, foi lançado um site oficial sobre esta candidatura: www.antonioguterres@gov.pt, que tem como título "Uma vida dedicada ao serviço público."
Entretanto, há dois ou três dias, teve lugar uma votação feita pelos membros do Conselho de Segurança,  para que cada um dos Estados Membros se pronunciasse de forma meramente indicativa pela sua preferência. E o resultado não podia ter sido melhor para o nosso convidado, com 12 votos de encorajamento, 3 não oposições e 0 oposições. O que colocou o candidato português no topo do ranking ao lugar de Secretário-Geral das Nações Unidas. Mas como nos foi dito pelo próprio candidato é indicativo e ainda tudo pode acontecer.
Ontem, dia 22 de Julho, o Eng. António Guterres veio apresentar a sua candidatura à Índia e por isso tivemos o privilégio de estarmos pessoalmente com o candidato.
Foi entrevistado cá em casa por uma televisão indiana. 
Para mim, que não conhecia pessoalmente o Eng. António Guterres, foi uma surpresa que superou completamente as minhas expectativas. Durante a entrevista sobressaíram: a sobriedade, a humildade, a seriedade, o conhecimento, o empenho e a estratégia que revela sobre a realidade dos refugiados e sobre as Nações Unidas. E acima de tudo a naturalidade com que diz ser católico e ser esse o motivo que o faz querer servir.
O sucessor de Ban Ki-moon só deve tomar posse em Janeiro de 2017, e provavelmente o processo de seleção deve ser concluído no último trimestre deste ano.
Eu, fico completamente a "torcer" e a rezar para que o Eng. António Guterres seja o próximo Secretário-Geral das Nações Unidas, e não é por ser português que talvez fosse razão suficiente, mas por ter visto uma humanidade tão focada em querer servir. O mundo precisa de pessoas assim!
Foi uma honra e volte sempre!

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.