Thursday 18 August 2016

Rakhi Festival ou Raksha Bandhan

Estava numa loja e li a palavra Rakhi, nome que a minha amiga Margarida H. me costuma chamar, e perguntei o que queria dizer. 
Explicaram-me brevemente que era o dia em que os irmãos tinham de prometer ser leais entre si. E duas senhoras divertidíssimas com o meu interesse perguntaram-me se tinha irmãos e como disse que tinha três irmãs, fizeram logo ali uma "puja" muito concentradas, e dissemos adeus no meio de gargalhadas.
Entretanto fui tentar saber mais. E então cá vai.
Raksha significa defesa e Bandhan vínculo, como se fosse um vínculo de protecção, e chama-se a este dia o festival Rakhi! Acontece normalmente em Agosto, parece-me que tem que ver com a lua cheia.
Apesar de ser celebrado noutros países, na Índia no Festival Rakhi celebra-se o casto vínculo de amor entre irmãos. Muito bom!!! Pelo que li e me contaram, neste dia auspicioso, os irmãos prometem uns aos outros protegerem-se de todo o mal e de todos os problemas. Como símbolo dessa proteção os irmãos atam um fio, que se chama Rakhi, no pulso dos seus irmãos.
Achei lindo e não queria perder a oportunidade de mandar muitas bênçãos para as minhas queridas três irmãs que estão em Portugal. Isto porque neste dia é suposto os irmãos rezarem pelo bem estar uns dos outros assim como rezarem e desejarem toda a felicidade do mundo aos seus irmãos.
Os valores e rituais deste festival merecem ser estendidos a toda a humanidade. Valores como a coexistência pacífica e harmonia. Por isso, o Raksha Badhan assume todas as formas de proteção, de justiça e do fim de todo o pecado.
Agora, Portugal também um dia em que se podem aplicar todas estas ideias que remontam há tantos e tantos anos. É o dia 31 de Maio que se estabeleceu ser o dia dos irmãos.
Desejo ainda toda a felicidade do mundo e todas as bênçãos às irmãs e irmãos de coração com quem me fui cruzando e continuo a cruzar ao longo da vida.
Happy Rakhi!!!

Aqui ficam algumas citações - Rakhi Quotes - para este dia:
Our siblings. They resemble us just enough to make all their differences confusing, and no matter what we choose to make of this, we are cast in relation to them our whole lives long.

- Susan Scarf Merrell



To the outside world we all grow old. But not to brothers and sisters. We know each other as we always were. We know each other's hearts. We share private family jokes. We remember family feuds and secrets, family griefs and joys. We live outside the touch of time.
Clara Ortega

We know one another's faults, virtues, catastrophes, mortifications, triumphs, rivalries, desires, and how long we can each hang by our hands to a bar. We have been banded together under pack codes and tribal laws.
Rose Macaulay

The Rule of Sibs: If your sibling gets something you want, you (1) try to take it; (2) break it; or (3) say it's no good
Patricia Fleming

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.