A visita não ficava completa sem conhecer a única das sete maravilhas do mundo que se encontra na Índia: o Taj Majal!
Em hindi, Taj significa coroa e Mahal significa palácio. Foi mandado construir no séc. XVII pelo quinto Imperador Mogol, Shah Jahan quando a sua terceira mulher, Aryumand Banu Begam (a quem chamava Mumtaz Mahal - a jóia do palácio) que era a sua preferida, morreu a dar à luz o décimo quarto filho. É por isso que o Taj Mahal é conhecido por ser a maior prova de amor no mundo.
Esta maravilha é feita do melhor mármore vindo do Rajastão, tem inscrições do Al-Corão e é incrustado com pedras semi-preciosas. O edifício tem num dos lados uma mesquita e no outro o que foi em tempos uma "guest house" e quatro minaretes.
Por trás do Taj Mahal pode ver-se o rio Yamuna e do outro lado do rio vestígios do mausoléu que este Imperador tencionava construir para si mas em preto. Consta que a ambição do quarto dos seus filhos rapazes o levou a matar os três irmãos rapazes mais velhos para poder ser ele o Imperador e que depois de o ter feito, encarcerou o seu pai na cadeia do Forte de Agra, capital do Império nessa altura.
Tentar saber mais sobre a História faz-nos descobrir o amor nas relações familiares assim como pormenores como este reveladores de caracteres mais frágeis pelas tentações do mundo...
Acabo como comecei, o Taj Mahal é hoje considerado uma das sete maravilhas do mundo. O que significa que o quinto Imperador Mogol conseguiu o seu objectivo: fazer uma obra sem igual no mundo que manifestasse o amor vivido por si!
Aproveito para agradecer a graça que é ter uns pais que são testemunho de um amor que dura há mais de quarenta anos.
No comments:
Post a Comment
Note: only a member of this blog may post a comment.