Friday, 19 August 2016

"Elements Trilogy: Water"

Deepa Mehta é uma realizadora indiana que vive no Canadá que ficou famosa com a "triologia de elementos: água, terra e fogo". Nesta triologia são abordados alguns temas mais sensíveis da sociedade indiana.
Começo pelo último filme, de 2005, desta triologia, "Água". O filme trata da questão da exclusão das viúvas. Não é novidade nenhuma que, na maioria das sociedades em todo o mundo as viúvas, durante muitos anos, foram discriminadas de diferentes formas consoante as respetivas culturas.
Antigamente, na Índia, o costume era que uma mulher viúva tinha de se atirar para a pira em que o marido era queimado. No séc. XVI, o Governador português Afonso de Albuquerque não se quis imiscuir nas religiões presentes em Goa, apenas pôs fim a esta prática das viúvas. Mas claro que só em Goa.
Segundo os textos sagrados Hidus a mulher que é infiel ao marido é como se "renascesse da barriga de um chacal". Deve ser por isto que a mulher casada não podia continuar a viver depois da morte do marido. Com o avançar dos tempos foram "concedidas" à mulher viúva três hipóteses: ou casar com o irmão mais novo do marido, se houver; ou atirar-se para a pira em que o marido é queimado; ou viver afastada do mundo.
O filme "Água" passa-se num ashram de viúvas, em 1938. Supostamente a ação tem lugar junto ao famosíssimo e sagrado rio Ganges. Mas devido ao polémico tema abordado as filmagens foram realizadas no Sri Lanka. 
É a história de uma criança que quase sem se aperceber que estava casada é deixada pelo seu pai no tal ashram. Lá encontram-se mulheres de várias idades, todas com a cabeça rapada e todas obrigadas a serem pedintes. Apenas uma pode ter os cabelos compridos para poder ganhar dinheiro para o ashram através da mais antiga profissão do mundo...
Gostei muito de ver o filme por espelhar os dogmas religiosos e sociais dessa época, por retratar o fascinante mundo interior de algumas personagens e pela fabulosa fotografia.


No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.