Tuesday 28 June 2016

Muhammad Yunus, em Dacca, no Bangladesh, o seu país!

Chegámos dia 25 de Junho a Dacca, capital do Bangladesh, porque o João também vai ser Embaixador de Portugal neste país.
Sempre que ouço falar do Bangladesh a minha associação imediata é a Muhammad Yunus, Prémio Nobel, pela sua genial ideia do microcrédito. Assim, pedi ao João que tentasse um encontro. E conseguimos!!!
Aquelas sortes que nem dá para acreditar. O laureado tinha chegado de viagem no dia anterior e partia no dia seguinte para um outro qualquer lugar no mundo. Mas mesmo assim, recebeu-nos durante alguns minutos. 
A conversa foi curta mas luminosa, parece-me que é a melhor palavra para descrever este encontro.
Foi um privilégio enorme poder estar com Muhammad Yunus no Yunus Centre. A sua disponibilidade, simplicidade, paz e foco no que faz quase que se podem ver à flor da pele.
Para mim esta viagem já superou todas as minhas expectativas, mas ainda se seguem mais dias! Mais um país, um povo e uma cultura para descobrir.
No dia seguinte fui disparada comprar livros do Muhammad Yunus: o primeiro, "O banqueiro dos pobres" e o seu último sobre felicidade!!! Se puderem, vale mesmo a pena porque não há muita gente no mundo como este Prémio Nobel.

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.