Wednesday 29 June 2016

Como não poderia deixar de ser, a marca Portugal no Bangladesh!

Os portugueses chegaram ao Bangladesh no séc. XVI mas acabaram por ser expulsos em 1633. Comemoram-se, por isso este ano, os quinhentos anos da nossa chegada aqui. 
Enquanto o João estava nas reuniões oficiais, lá fui eu à "descoberta" de uma igreja portuguesa na capital do Bangladesh. A igreja do Santo Rosário onde me lembrei da minha madrinha sempre muito presente na minha vida e minha seguidora do blogue, Maria do Rosário, Tia Ró. 
De volta à igreja, é cheia de cores, muito simples, com o Santíssimo exposto 24 horas por dia.
Nesta, como em várias igrejas e capelas católicas na Índia, foi introduzido o costume de descalçar os sapatos. Sinal de respeito, ou talvez, um símbolo para que nos preparemos para estar na presenca de Deus. Agora, também gosto muito de o fazer!
Entretanto, foi construída por um arquiteto alemão uma igreja mesmo ao lado com capacidade para duas mil pessoas. 
E a surpresa absoluta estava mesmo ao lado: descobri uma casa das Missionarias da Caridade, em Daca! A recepção pela Superiora não podia ter sido mais calorosa e simpática. A Irmã mostrou-me e explicou-me a casa toda. Continuo completamente fascinada com o trabalho desta Ordem, desta quase Santa, pelo mundo fora! Claro que não há fotografias, apenas da entrada vista de fora!
E tirei também da frase do dia que, pelo que tenho conhecido, todas as casas têm. E era sobre Esperança!
"Em tudo confio n'Ele! Ele estará em nós e, quando Ele está, de nada mais precisamos!"

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.