Thursday 16 June 2016

Kavita, que luz!


No primeiro dia que fui à casa das Missionarias da Caridade com crianças deficientes voltei, literalmente, com um "murro no estômago". Que realidade, que dureza e ao mesmo tempo que beleza. Que grandeza tratar destas crianças quase todas com mais do que uma deficiência... São mais de 40 e muito poucas compreendem inglês. A sua língua é o hindi. Como interrompi as aulas de hindi, a coisa estava complicada... Mas é uma maneira de aprenderem inglês.
O cheiro da casa que se potencia com o calor abrasador de Deli, torna a experiência forte e tão humana... Para mim, nada, nada fácil. As crianças querem atenção através do toque, por isso, quase todas pedem para serem tocadas e querem tocar-me. Saí de lá completamente abalada e sem saber se conseguiria voltar.
Rezei. E tenho a certeza que só a oração foi capaz de me encher de força para voltar. E fui surpreendida.
É aqui que entra a Kavita, uma rapariga com 12 anos, cega e com mais alguma deficiência mental. No segundo dia, sem lhe dizer o meu nome, a Kavita assim que ouviu a minha voz trauteou a música que lhe tinha ensinado no primeiro dia. Fiquei absolutamente fascinada e com o coração a transbordar de alegria. 
As dúvidas que tinha sobre não ter conhecimentos técnicos para ajudar estas crianças talvez não fossem assim tão importantes. Este sinal só pode ter vindo de Deus para me envolver numa realidade que nunca imaginei ser capaz de contribuir de alguma forma. Então, vamos a isso! Sem grandes compromissos, pouco a pouco, a fazer só o que sinto que sou capaz. 
A Kavita foi uma revelação porque percebe inglês e sabe braile em hindi e em inglês. Comecei a ditar-lhe palavras em inglês e ela sempre a protestar com uns sonoros hum hum  a querer fazer mais e mais. Ficou ao rubro quando lhe ditei as várias partes da cara ao mesmo tempo que lhe tocava para que ela percebesse o que estava a escrever. Uma ternura. 
A Kavita entrou-me no coração e agora todos os dias cantamos, tocamos nos braços uma da outra e claro muitos muitos ditados!

2 comments:

  1. Oh amiga.. Estou sem palavras. Emocionei-me! Que tenhas força e coragem para continuar essa caminhada. Nem imagino... que dureza!

    ReplyDelete

Note: only a member of this blog may post a comment.