Wednesday 14 September 2016

"Como é que se consegue perdoar?"


Hoje, veio-me à memória os tempos em que trabalhei para o IPAV - Instituto António Padre Vieira - mais concretamente para a Academia Ubuntu. Ubuntu é um palavra que vem de uma das línguas sul africanas, se não estou em erro do zulu, e que significa EU SOU PORQUE TU ÉS!
Na altura, a parte que me coube preparar e que me deixou completamente perplexa e sem palavras foi a capacidade de perdão que vi nas imagens das Comissões de Verdade e Reconciliação em que as vítimas e agressores eram colocados frente a frente para dar lugar ao perdão.
Desmond Tutu, Nobel da Paz com Nelson Mandela, presidiu às Comissões de Verdade e Reconciliação pós apartheid na África do Sul. Tenho uma admiração enorme por este Arcebispo. É um sábio e a forma como fala comove-me profundamente...

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.