16 de Janeiro 2016
Saímos para Pushkar, uma cidade sagrada para os hindus que fica também no Rajastão, a cerca de 150 km de Jaipur. Vamos de carro com o Mahesh, motorista que vai contando algumas coisas sobre a India e perguntando sobre como é Portugal. O Mahesh é hindu e revela-nos que na próxima encarnação, se vier como pessoa, faz planos de ir visitar a Europa! Fascinante saber como a sua esperança é infinita.
Chegamos a Pushkar para ver o lendário lago e o Templo de Brahma, o único templo do mundo dedicado ao criador do universo. A imagem do Brahma tem quatro caras e está acompanhado pela sua noiva. Mas da imagem não se podem tirar fotografias...
Quanto ao lago, os hindus acreditam que as peregrinações para a cidade de Chardham, no estado de Uttar Pradesh, deveriam começar com um banho nas águas sagradas de Pushkar. Segundo a lenda o Brahma, criador do universo, quando estava a pensar fazer um sacrifício, deixou cair a flor de lotus no chão e a sua queda fez a terra dividir-se em três partes. Como a água saiu das três partes o criador chamou-as de Pushkar (lotus azul). Estava frio e por isso, tivemos desculpa para não tomarmos banho e, depois do almoço, voltámos a Jaipur no meio de um imenso trânsito. Como já ouvi dizer para se andar nas estradas da Índia é preciso ter: "good horn, good breaks and good luck!"
Linda a fotografia!
ReplyDeleteQuanto à estrada, meu DEUS...é sempre com "muita emoção" como diriam os brasileiros.