Sunday 17 January 2016

Jaipur, a cidade cor de rosa

15 de Janeiro 2016

Às 7:30 da manhã estamos dentro do avião. O nevoeiro está cerrado e há dúvidas se vamos poder levantar. Passada meia hora, levantamos voo para Jaipur.
Jaipur é a capital do Estado do Rajastão e a cidade cor de rosa, cor associada a hospitalidade. Em 1876, o Marajá Ram Singh pintou a cidade toda de cor de rosa em honra do visitante Eduardo VII de Inglaterra, então ainda Príncipe de Gales.
Jaipur é uma cidade com cerca de três milhões de habitantes e nas ruas as pessoas misturam-se com os "rickshaws", camelos, vacas, burros, elefantes, cabras, etc. No Rajastão, os homens usam turbantes mais coloridos e tropeçamos constantemente em lojas de artesanato, de jóias e de tecidos. Jaipur é também uma das cidades de grandes tradições no polo, mas aqui parece que além de ser jogado com cavalos, usam também camelos e até elefantes.
Fomos visitar o observatório astronómico Jantar (instrumento) Mantar (cálculo) mandado construir no século XIX pelo Marajá que se interessava por astronomia. Impressionante ver a precisão daquele tempo para saber as horas, a distância do sol da terra e astronomia. Seguimos para o City Palace uma mistura da arquitectura Mogul e Rajastani.

Hoje está a acontecer um festival de papagaios em Jaipur. Lindo!!! Andamos nas ruas, vemos tantas e tantas pessoas nos telhados, que são terraços, a manobrarem papagaios. Os bem sucedidos espalham-se pelo céu da cidade e cortam outros papagaios para se manterem no ar e os menos bem sucedidos estão no chão ou ficaram presos em alguma árvore. Acabou de aterrar um na nossa varanda...

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.