Em Roma, sê romano. Logo na Índia, sê indiano. Fui pesquisar onde poderia ter o primeiro contacto com a tão famosa medicina Ayurvédica e cheguei ao Kairali Ayurvedic Center.
Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur). Existe há cerca de 7 mil anos, consta que tem as suas origens no Estado de Kerala, sul da Índia e é uma das 6 medicinas reconhecidas no país. Além da Ayurveda e da Medicina Ocidental ou Alopatia, são também reconhecidas a Homeopatia, a Medicina Unani (baseada nos métodos terapêuticos da Antiga Grécia), a Medicina dos Siddhas (antiga medicina e alquimia indiana, fundamentada na tradição dos siddhas, iogues que buscam a imortalidade) e a Naturopatia (medicina natural).
A medicina Ayurvedica é conhecida como a mãe da medicina, já que esteve na base da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. À semelhança da medicina Japonesa, nasce da necessidade de proporcionar uma medicina barata que atendesse às populações mais pobres e numerosas.
A Ayurveda tem toda uma filosofia por trás que se prende com a harmonia do corpo com os cinco elementos da Terra. Idealmente estamos equilibrados, mas por vezes algumas circunstâncias da vida (para não dizer forças exteriores) desequilibram-nos. A Ayurveda consegue restaurar a harmonia que o corpo ou a mente possam ter perdido. Tem 5 objectivos ou princípios: desintoxicar e limpar o corpo; estimular o sistema imunitário; diminuir o stress; desacelerar processo de envelhecimento; e regenerar perdas de energia. Uffff...
Resumindo, desintoxiquei o meu corpo e, para isso, fiz massagem, vapores, óleo na cabeça e acabei com um chá de ervas, um leve cheiro a caril e com uma sensação absolutamente fantástica! Ou será desintoxicada?!