Sunday, 4 December 2016

Casamento da filha do Baljeet

Na Índia, a temporada dos casamentos começou em Novembro e vai até Março, por isso já começaram os convites...
O Baljeet é o motorista do João que se vê que tem um orgulho enorme no seu trabalho. Tenta dar sempre o seu melhor e as imagens que tenho dele durante este primeiro ano é de estar sempre a sorrir, de uma pontualidade britânica e todo o tempo a correr de um lado para o outro, com os seus ténis como se fosse uma criança, para que nada falhe. 
A alegria esfuziante com que estava no dia do casamento da sua primeira filha, Rupinder, foi comovente.
O Baljeet e a sua mulher têm raízes do estado do Punjab onde a maioria é Sikh. Apesar do Baljeet ser hindu, a verdade é que o casamento da sua filha seguiu o ritual Sikh. O que significa que foi celebrado num templo Sikh só com a presença dos familiares mais próximos - por isso não presenciamos esse momento - e que se realiza de manhã e não ao fim do dia como acontece nos casamentos hindus. Ficámos à espera que todos voltassem para o sítio escolhido para o almoço e para os noivos trocaram coroas de flores!

Mas o mais único de tudo para mim foi ouvir o Baljeet a contar com o maior orgulho do mundo que a sua filha é que tinha escolhido o seu noivo através da internet e que as duas famílias estavam muito felizes. Tudo muito moderno!!!

Saturday, 3 December 2016

Nepal: 4 x Embaixador

E mesmo na véspera de voltarmos a Deli, chegou o momento oficial, o encontro com a Presidente. Sim, mesmo uma mulher presidente!!! Foi a primeira vez que o João entregou credenciais a uma Presidente mulher. 
O ritual é sempre diferente de país para país. Em Catmandu, a saída foi de um hotel de carruagem até à casa presidencial. Foi lindo e o tempo estava fantástico!
Depois, apesar de serem quatro os Embaixadores a apresentarem credenciais, a Presidente, Bidhya Devi Bhandari, recebeu um de cada vez e eu também pude estar presente. Uma simpatia e hospitalidade que caraterizam tão bem todo o povo nepalês. 
E foi uma visita que superou todas as expectativas e as primeiras impressões que tive quando cheguei ao Nepal e com o consequente contato com um país devastado pela sucessão de terramotos.
Curiosidades que vale a pena saber sobre o Nepal. É onde fica o ponto mais alto do mundo, o Everest, com 8.848 m. É o único país no mundo que tem dois triângulos como formato da sua bandeira. Existem cerca de 12 etnias no país. Dos poucos países do mundo que, como já disse, tem como Presidente uma mulher. A maioria dos nepaleses é hindu, apesar de ser um hinduísmo muito especial que "abraça" o budismo. E, o Nepal foi uma monarquia até 2008. 
Ainda conhecemos uma portuguesa, Sofia Hammond, casada com um irlandês, que segundo os registos é a única portuguesa residente no Nepal e que já lá vive há 16 anos. As suas vidas giram à volta do hotel que construíram, The Pokhara Castle Resort, hotel que fica em Pokhara que é a terceira cidade deste país. 
The Pokhara Castle Resort
Além disso, a Sofia  tem como paixão o "trekking" que faz com regularidade e com grupos que ficam hospedados no seu hotel. Ficou a promessa do "trekking" se voltarmos ao Nepal!  

Friday, 2 December 2016

"Obrigado Portugal!"

Acabámos o mês de Novembro no Nepal. País que só agora chamou o João para apresentar credenciais. Catmandu é uma cidade com traços de grande pobreza, com traços da devastação que sofreu com o fortíssimo terramoto de 2015 e os que lhe seguiram.
Fomos lindamente recebidos pelo cônsul honorário português, Rajendra, um nepalês muito castiço do mundo dos negócios. E, no nosso primeiro jantar, encontrámos o português, Lourenço Macedo Santos, um dos dois fundadores da Obrigado Portugal, uma associação portuguesa que foi criada para ajudar o Nepal depois do terramoto de 2015.
Lembro-me de ter ouvido nas notícias em 2015, sobre a ajuda de dois portugueses na sequência do terramoto no Nepal, mas achei que tinha sido uma ajuda pontual à situação de emergência...
Neste encontro, em que praticamente tropeçámos uns no outro, fiquei absolutamente fascinada com o trabalho continuado destes dois jovens portugueses. O Lourenço e o Pedro, em 2015, despediram-se dos trabalhos de alguns anos que cada um tinha nas áreas de gestão e marketing um em Lisboa e outro em Londres para fazerem um ano sabático pelo sudeste asiático. Já tinham percorrido vários países desta parte do mundo e no dia 24 de Abril de 2015 chegaram ao Nepal. Jantaram, dormiram e, antes de perfazerem 24 horas de chegada ao Nepal, aconteceu o terramoto que foi notícia em todo o mundo. 
Depois, as mais extraordinárias circunstâncias conjugaram-se e as suas vidas mudaram completamente de rumo. O que nasceu como uma ajuda voluntária cresceu para uma associação e que agora já apresentou o pedido para se tornar uma ONG. 
Como contou o Lourenço, as ajudas sugiram em catadupa de vários países do mundo, de várias entidades estrangeiras e internacionais e a essencialíssima ajuda da Mrs. Sangita Shrestha, nepalesa e uma das proprietárias do hotel Dwarika e restaurante Krishnarpan, que entretanto abraçou um dos projectos a meias com a Obrigado Portugal, mas que tem sido muito mais que isso. Dwarika é, sem qualquer dúvida, um "must do" em Catmandu. O projecto partilhado chama-se "Campo da Esperança"
Não se descreve em palavras a receção das crianças deste campo, a fantástica organização que encontrámos, a familiaridade e alegria de todos os que ali estão envolvidos.

Ficámos a saber na conversa e na visita guiada pelo Lourenço que a Obrigado Portugal implicou muito trabalho no terreno e que a criação da página do Facebook foi essencial para ganhar a confiança dos doadores pela transparência com que foram apresentando, desde o princípio, o destino das doações que receberam.
Ficámos tão orgulhosos por descobrir estes dois verdadeiros "embaixadores de Portugal" no Nepal. Não podíamos ter tido uma surpresa melhor!!!
Agora só esperamos que consigam atingir todos os seus objectivos, que continuem a sonhar muitos mais e que contem MESMO com a nossa ajuda de Deli!

Thursday, 1 December 2016

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres


Foi no dia 25 de Novembro que se assinalou este dia. E, como nesta parte do mundo, as mulheres são tão mal entendidas e desvalorizadas, deixo um vídeo com a reação de rapazes ainda crianças que dão uma lição de como tratar as mulheres com uma enorme ternura e naturalidade.