Sunday, 30 October 2016

"Diwali" ou festival das luzes

A cidade de Deli tem-se estado a preparar para o grande dia que se celebra hoje, o "Diwali" ou festival das luzes. Podemos equiparar este festival ao que acontece nos países em que se celebra o Natal. Apesar de para os católicos o Natal não ser o momento mais importante do ano, mas antes a Quaresma com a ressurreição de Jesus, em termos comerciais, o efeito é mais parecido com o do Natal.
O "Diwali" é uma festa religiosa hindu, um importante feriado indiano também comemorado pelos sikhs e jains em todo o mundo. Conta a história que as luzes ou lâmpadas simbolizam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. O dia não é fixo, dependendo do mês lunar Kartika que acontece ou no mês de outubro ou no mês de novembro. Consta que é tempo para viver mais intensamente a religiosidade e assim com mais introspeção e até sacrifícios.
Nós acordámos assim! 
Nem queria acreditar que as filhas do Naresh, o Ratanlal e a Santosh tinham preparado este mimo para nos acordar!
Nesta altura, as pessoas reunem-se em família, trocam presentes, especialmente doces e frutos secos, estreiam roupas novas, enfeitam tudo o que é possível e imaginário com luzes ou lâmpadas e com flores e os fogos de artifício ouvem-se em toda a cidade assim que o sol se põe. É lindo ver as ruas e lojas todas enfeitadas.
Ao fim do dia, com ajuda e depois da oferta da nossa senhoria, foi altura de cumprir o ritual. 



Hindi e Tuga: a primeira amizade canina, o Charlie!

Foi ontem que tivemos cá em casa o Charlie, um simpático cocker spaniel, o cão da Sofia C., colega do João. O Tuga ladrou mal o Charlie chegou cá a casa. Mas depois nunca mais o largou numa excitacão com o novo amigo. A Hindi também sempre entusiasmadíssima nas brincadeiras mas mais na "sua". Foi uma tarde mesmo divertida para os três que espero repetir mais vezes!



Thursday, 27 October 2016

All India Women's Conference

Trata-se de uma associação de mulheres que tem como objetivo promover as mulheres artesãs através do seu artesanato e que pretende eliminar os intermediários. Esta associação preserva assim um importante património indiano: o artesanato. 
Fui convidada para a iniciativa "Shilpkala Utsav" que significa celebração do artesanato. Este ano, estiveram presentes 60 artesãs de 15 estados diferentes que apresentaram as suas coleções. 
Este evento foi inaugurado pela Ministra dos Têxteis, Smriti Irani, que fez questão em passar em quase todos os stands e consta que selecionou várias peças para depois comprar.
Eu, como não podia deixar de ser, também comprei algumas peças já que esta iniciativa só acontece uma vez por ano e os preços são fabulosos!

Wednesday, 26 October 2016

Homenagem a Santa Teresa de Calcutá, em Deli

Foi no passado dia 19 de Outubro. O evento foi organizado pela Conferência Episcopal. A cerimonia abriu com um vídeo sobre a vida da Santa com testemunhos de irmãs, padres e leigos que tiveram o enorme privilégio de conhecer e poder privar com a Madre Teresa.
Depois de chegar de férias e ter estado com as crianças, não estava nada a par dos eventos e, por isso, não perguntei qual seria a participação do orfanato nesta homenagem.
Nem queria acreditar, depois do filme, anunciaram que algumas crianças iam cantar. Não eram mais de seis. Eram as crianças do orfanato e lá estava a "minha" Kavita!!! Uma emoção que nem consigo descrever... Que orgulho!
Logo a seguir foi tempo de discursos dos mais importantes membros do clero. Mas foram duas as pessoas de quem me lembrarei para sempre. O Ministro do Interior (Ministry of Home Affairs) por ser Hindu e ter estado presente, um gesto que demostrou a importância que tem para si  e para o Governo indiano a coexistência pacífica das diferentes religiões e por reconhecer o valor humano da Madre Teresa de Calcutá.
E depois o enorme privilégio que senti em ver e depois conhecer brevemente a Sister Preema, a Superiora Mundial das Missionárias da Caridade. Um sorriso tão genuíno e de uma humildade que se sente e não se explica nem se consegue descrever. 
Que bom e que alegria testemunhar esta homenagem e ver a dimensão e a continuação da expansão desta obra no mundo! As Missionárias da Caridade têm sido sem qualquer dúvida a constante presença de Deus na minha vida.

Wednesday, 19 October 2016

"Out of the blue" uma conversa que me deixou a pensar...


Já há uns tempos, estava sentada a ler um livro de Eckhart Tolle, The Power of NOW, enquanto esperava por uma senhora que conheci há pouco tempo.
A conversa começou sem ter reparado que alguém se tinha aproximado:
"- Are you a spiritual person?
- I'm trying to be.
- That's a very nice book and also very good the author you are reading. But you can not understanding it. You are just reading words and trying to know what they really want to tell you.
- How do you know about it?
- I can see through your eyes. As I can see you're a spiritual person and also that you're surviving not living. 
- ?! Really? What a statement... As a matter of fact I've been always trying to be a spiritual person... But I doubt that I'm one of them...
- You need to be awakened so you can live your life. Just do that! Don't think what is to live in the now. Decide it and be in the now! But don't forget. First decide. Than live in the now!"
Completamente "out of the blue"!
A verdade é que interrompi a leitura do livro. Nem sei porque o fiz, mas sei que o vou ler. Quando? No idea

Gostei do desafio mesmo que tenha sido daquelas casualidades que aconteceu comigo mas poderia ter acontecido com qualquer outra pessoa que ali estava. Talvez também por isso tenha estado mais ausente da escrita aqui. Há conversas que ecoam muito tempo depois de as termos. As coisas que acontecem nesta incredible India...