A cidade de Deli tem-se estado a preparar para o grande dia que se celebra hoje, o "Diwali" ou festival das luzes. Podemos equiparar este festival ao que acontece nos países em que se celebra o Natal. Apesar de para os católicos o Natal não ser o momento mais importante do ano, mas antes a Quaresma com a ressurreição de Jesus, em termos comerciais, o efeito é mais parecido com o do Natal.
O "Diwali" é uma festa religiosa hindu, um importante feriado indiano também comemorado pelos sikhs e jains em todo o mundo. Conta a história que as luzes ou lâmpadas simbolizam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. O dia não é fixo, dependendo do mês lunar Kartika que acontece ou no mês de outubro ou no mês de novembro. Consta que é tempo para viver mais intensamente a religiosidade e assim com mais introspeção e até sacrifícios.
Nós acordámos assim!
Nem queria acreditar que as filhas do Naresh, o Ratanlal e a Santosh tinham preparado este mimo para nos acordar!
Nesta altura, as pessoas reunem-se em família, trocam presentes, especialmente doces e frutos secos, estreiam roupas novas, enfeitam tudo o que é possível e imaginário com luzes ou lâmpadas e com flores e os fogos de artifício ouvem-se em toda a cidade assim que o sol se põe. É lindo ver as ruas e lojas todas enfeitadas.
Ao fim do dia, com ajuda e depois da oferta da nossa senhoria, foi altura de cumprir o ritual.